É UMA FORMA MODERNA DE COMERCIALIZAR PRODUTOS OU SERVIÇOS PELO QUAL O FRANQUEADOR CONCEDE O DIREITO DE USAR SUA MARCA E TRABALHAR SOB SEU MESMO SISTEMA COMERCIAL EM TERRITÓRIO EXCLUSIVO PARA UM TERCEIRO, CHAMADO DE FRANQUEADO.
O franqueado paga ao franqueador um direito inicial e subsequentes royalties, assumindo a gestão e o risco comercial e financeiro do negócio. O sistema faz com que o franqueador abra mão do direito de uso do nome comercial e da marca de seus produtos e serviços, do Know How, dos métodos técnicos e comerciais, do procedimento e de outros direitos de propriedade industrial e intelectual, apoiando o franqueado na prestação de Assistência comercial e técnica durante o período de vigência do contrato de franquia. Também pode distribuir os seus produtos para si.
7 coisas que as franquias NÃO SÃO:
- NÃO é um sistema de distribuição multinível.
Não é uma organização em pirâmide, nenhuma comissão é paga com base nas vendas individuais. - NÃO é uma agência.
Eles não são representantes locais de empresas grandes e distantes. - NÃO é um distribuidor ou comerciante.
Distribuidores são intermediários. Os distribuidores compram a granel e vendem aos retalhistas. Os comerciantes fazem o mesmo, mas com os consumidores finais. - NÃO é um instrumento de investimento.
Os investidores são observadores passivos que dependem dos resultados corporativos para obter dividendos ou receitas. - NÃO é uma relação fiduciária.
Ninguém adquire o dever de zelar pelos interesses do outro. - NÃO é um sócio.
Não existe propriedade comum da empresa - NÃO é uma relação de trabalho.
Os franqueadores não pagam o salário dos franqueados, nem têm responsabilidade direta por eles.